A nossa história
Desde o seu início apresentou-se como empresa detentora de inovação na área de integração das infra-estruturas viárias na paisagem, essencialmente como empresa projectista ou como consultora de outras empresas. Desenvolveu know-how específico na área do planeamento e da protecção dos valores naturais e paisagísticos aplicado em infra-estruturas rodoviárias que mereceram menção honrosa na área de inovação e qualidade de gestão da paisagem por parte da então JAE – Junta Autónoma de Estradas.
Ao mesmo tempo a Espaços Verdes Lda desenvolveu um sector de investigação na área do Controlo da Erosão e estabilização biológica de taludes, imprescindível para a melhoria e valorização contínua dos seus projectos, tornando-se na primeira e única empresa na época associada da I.E.C.A. – International Erosion Control Association, sediada nos E.U.A.
Como nos tornámos pioneiros
Com a entrada do país na Comunidade Europeia em 1986 iniciou um novo período de maior responsabilização e valia dos valores ambientais tendo este tipo de estudos sido alargado. Foi o período de introdução do EIA – Estudos de Impacte Ambiental de que a Espaços Verdes foi uma das empresas pioneiras, elaborando a partir dos anos 89/90 a grande maioria dos estudos rodoviários da década, nomeadamente os de maior dimensão e dificuldade.
A fase da Inovação na área da Investigação e Desenvolvimento, considerada das mais cruciais para a nossa empresa e para o País, mereceu especial referência absorvendo a maioria dos quadros superiores.
A Investigação que conduzimos
Com uma tónica predominante optimista e atenta às necessidades de competitividade, bem-estar social e sustentabilidade ambiental, procurámos integrar-nos na estratégia de desenvolvimento da Europa, incorporando as directrizes da Agenda de Lisboa de 2000, que na sua dimensão ambiental apresentada em 2001 preconizavam o apoio a condições que viabilizassem a criação de maior e melhor emprego, bem-estar social e sustentabilidade ambiental.
A importância da Responsabilidade Social
Colocando os colaboradores portadores de deficiências e incapacidades em igualdade de oportunidades com os demais colaboradores da empresa e reconhecendo as suas individualidades, aptidões e potencial, promovemos a criação de diversidade no ambiente de trabalho enquadrando valores de equidade social e o desenvolvimento de novas dinâmicas relacionais entre todos os colaboradores.